Bem Vindo!

Seedlings

 

Você sabe o que significa seedling?

 

 seedlingcattleya

seedlingphalaenopsis

seedlingdendrobium

Seedling de Cattleya

Seedling de Phalaenopsis

Seedling de Dendrobium aggregatum

 

O termo "seedling" é uma palavra da lingua inglesa que tem sua origem no termo "seed" (semente). Seedling, é portanto, o termo que define uma planta jovem que em geral foi obtida a partir da germinação de uma semente.

 

No mundo Orquidófilo, entretanto, este termo é aplicado de forma mais ampla. Ele define uma planta jovem, que ainda não atingiu a sua maturidade sexual, ou seja, que ainda não floriu, independente da forma como a mesma foi obtida, quer seja atraves de semente ou clonagem vegetal.

 

sementes

 

Após a germinação da semente, ou a geração da nova planta por clonagem, a planta atravessa um período de crescimento e amadurecimento, onde forma seus tecidos e constitui suas reservas de água e nutrientes. Esta etapa pode variar significativamente de gênero para gênero e mesmo de espécie para espécie.

 

Cattleyas em geral podem levar de 4 a 7 anos para produzir sua primeira florada. Os phalaenopsis (ou orquídeas mariposas) são mais rapidinhas, e em geral estão aptas a florir em dois anos e meio. É interessante destacar, que este período também é influenciado pela forma como a planta é cultivada. Manter uma boa adubação e as condições de luminosidade, rega e umidade ambientes nos níveis ideais de cada espécie, em geral aceleram o amadurecimento das plantas.

 

 

 

Uma etapa de cada vez...

 

Uma vez feita a polinização das flores de uma Orquídea (alvo de um novo número da Orchid Web Magazine), os frutos, ou capsulas de semente levam de 4 a 14 meses para amadurecer, esta variação está associada a espécie polinizada.


Uma vez maduras, e se forem sementes viáveis, elas serão submetidas a um processo de germinação realizado em laboratório, onde ficarão, em geral, por 18 meses. Ao término deste período elas serão plantadas em vasos coletivos com substrato(material utilizado para plantio) - que em geral - retém um pouco mais de umidade que o habitual, uma vez que são plantas jovens e que nesta fase aprenderão a absorver a materia prima (ar, luz, elementos químicos, etc) para produzir seu próprio alimento atraves da fotossintese. Sem dúvida alguma, esta é a fase da cadeia de produção que há maior probabilidade e índice de perdas.

 

lab

coletivo1

coletivo2

coletivo3

     

 

E lá se vai mais um ano de dedicação e cuidados....


pedra

As plantas deixarão os vasos coletivos e serão plantadas e replantadas nos próximos anos em vasos, que em geral variam do número 7 (diâmetro da boca do vaso) ao vaso 15, onde, produzem sua primeira florada. É verdade também, que alguns cultivadores optam por plantar suas orquídeas em cachepots, árvores, toquinhos e cascas de madeira, etc.... e isso irá depender da preferencia pessoal e até mesmo das especificidades da espécie cultivada.

 

Uma vez que a planta esteja apta a produzir sua primeira florada, ou que já a tenha feito, esta planta é considerada adulta. Ou seja, está apta a se reproduzir sexualmente, reiniciando assim o cíclo de propagação.

 

 

 

Aprendendo com o tempo...

 

Agora que você já conhece todas as etapas que fazem parte do ciclo de propagação de uma orquídea, sabe que ao adquirir uma muda, ela poderá levar alguns anos até lhe brindar com sua primeira florada. Aproveite este tempo e aprenda mais sobre ela. Curta esta experiência, é magnífica!

 

Curtindo o momento...

Você não quer esperar? Então procure e selecione plantas identificadas como ADULTAS. Como dissemos anteriormente estas plantas já floriram ou estão aptas a florir no ano corrente.

 

Suporte, transparência e informação.

No site do Orquidário Imperial – www.OrquidarioImperial.com - , as plantas possuem obrigatóriamente todas as identificações e descrições que irão facilitar a sua escolha. Observe o nome das plantas divulgadas e clique sobre as fotos das plantas que lhe interessar, você observará uma breve descrição sobre a planta, sua florada, idade ou expectativa de floração, assim como fotos adicionais e o respectivo preço.

 

Veja a lista de mudas do Orquidário Imperial no link: http://www.orquideasecia.com.br/catalogsearch/result/?q=muda

 

Gostou deste artigo?


Não perca os próximos: Cadastre-se gratuitamente agora mesmo com apenas dois cliques: 

http://www.88.miktd7.com/w/5e7eGIBe2ZoVpkV6ke9502-7a7


Compartilhe-o com seus amigos e em suas redes sociais... há muito mais por vir!


Quer acessar outros números? Clique AQUI!


Uma ótima semana,

Rodrigo Aragão

Orquidário Imperial

"Amamos o que fazemos" 

 

rodrigo

Rodrigo Aragão – É co-fundador do Orquidário Imperial e analista de sistemas. Ama o que faz e adora encarar desafios.