Bem Vindo!

Datas Comemorativas - Dia da abolição da escravatura, dia da fraternidade e dia do automóvel

 

Dia da abolição da escravatura, dia da fraternidade e dia do automóvel


Abolição

Abolição

 

Em 13 de maio é comemorado o Dia da Abolição da Escravatura no Brasil. Nesta mesma data, no de 1888, foi sancionada a Lei Áurea, que extinguia a prática da escravidão no país. 


O projeto foi apresentado à Câmara Geral, sendo em seguida votado e aprovado nos dias 9 e 10 de maio de 1888. A lei foi assinada pela neta de Dom João VI, a Princesa Isabel, e tamém pelo ministro da Agricultura da época, Rodrigo Augusto da Silva, no Paço Imperial. 


 

O Brasil foi o último país do continente americano a abolir a escravidão completamente. 

 

 

 

 

Fraternidade

 

Fraternidade

 

A fraternidade é um conceito da filosofia que divulga as ideias de liberdade e igualdade, e foi responsável por influenciar grande parte do pensamento revolucionário francês.


Segundo a ideia de fraternidade, todos os ser humanos são irmãos, e como vivem todos juntos em uma sociedade, eles então devem criar uma relação de igualdade, já que na sua essência, não há nada que os diferencie hierarquicamente uns dos outros. 


No Brasil, o dia 13 de maio é celebrado como o Dia da Fraternidade em todo o país.  


 

 

 

Automóvel

Automóvel

 

O automóvel é um veículo motorizado muito utilizado atualmente. Pode ser gerado por álcool, gasolina, gás, diesel, biodiesel e mais. Existem hoje em dia cerca de 700 milhões de passageiros de automóveis em todo o mundo, o que é equivalente a um carro para cada onze pessoas. 


A circulação automóvel varia de acordo com o código de estrada de cada país. No Brasil ele é definido pelo Código de Trânsito Brasileiro como sendo um veículo de transporte que suporta até 8 passageiros, sem contar o motorista. 


Dia do Automóvel é comemorado em 13 de maio em todo o Brasil.