Bem Vindo!

Como Cultivar Orquídeas no Inverno


COMO CULTIVAR ORQUÍDEAS NO INVERNO

 




frio

 

 


O frio chegou mais cedo este ano.... e que frio hein gente? 


Tudo bem vai, o Brasil é muito, muito grande, e nem todos os lugares está o frio de rachar que a turma do sul e do suldeste estão enfrentando, mas ainda assim, mesmo em regiões de menor latitude (distância da linha do equador), estamos em um período de clima mais ameno.


Esfriou e a distribuição de chuvas foi bem irregular no outono. E as previsões não mudam muito para o inverno. Não, eu não sou meteorologista! Temos amigos e assistimos o Jornal Nacional com a Maria Julia Coutinho a Maju (a "menina do tempo da globo" risos..). Mas calma, não vamos discutir sobre preferencias de fontes de informação ok?


 

 

 

 

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o inverno
é a estação "seca" do ano. É onde em geral, temos o
menor índice pluviométrico. Por isso a letra de Tom Jobim
"São as águas de março fechando o verão"...

 
E neste cenário, como ficam nossas Orquídeas?

 
Há quem cultive em estruturas bem elaboradas, com climatizadores, controladores de umidade ambiente, e etc... há quem possua estruturas não tão sofisticadas, mas que asseguram algum nível de proteção as plantas. E há quem as cultive de forma quase natural, sob a copa de uma árvore, beiral de uma janela, varanda ou piscina!

 

estufa




O fato é: precisamos estar atentos ha alguns "detalhes" neste período.

 

luzventilacaoerega

 

Sempre que alguém nos pergunta sobre "Como cultivar Orquídeas", esperando uma resposta que simplifique este mundo maravilhoso em apenas 3 linhas ou nos dois minutos de atenção possíveis durante uma exposição. Respondemos que basicamente precisamos observar três variáveis: luminosidade, ventilação e rega. E explicamos detalhadamente cada uma delas.

 

 

nossalinha



Quando notamos que é possível fornecer mais alguns detalhes,

que quem fez a consulta pode ir um pouco mais longe do que apenas

preservar a vida de uma planta por algum tempo, apresentamos o

que chamamos de "evolução do orquidófilo" a adubação com seus pormenores...

 
Não vamos abordar estes preceitos aqui de forma detalhada,

pois este não é o objeto deste artigo, mas eles precisam sim ser

avaliados no inverno, digo, em todas as estações do ano!


 

 
Gente, o sol muda de posição ao longo do ano... acreditem é verdade! Leste, oeste, norte ou sul não mudam de posição... ele continua nascendo e se pondo mais ou menos no mesmo lugar, mas a sua inclinação não é mais a mesma. Se fosse, não haveria mudança de temperatura. Ele está mais "preguiçoso", não fica tão "a pino". 

 
Lugares do seu ambiente de cultivo (aquela estufa poderosa ou seu ambiente natural) que antes não recebiam sol, agora estão recebendo... lugares que eram mais ensolarados, agora estão com uma sombrinha. Então precisamos estar atentos a estes "detalhes" e se necessário for, trocarmos plantas de lugares, removermos eventuais telas de sombreamento adicionais que foram instaladas durante o verão, enfim, precisamos estar atentos!

 

posicao

 

Ah, e não se esqueça quando chegar a primavera e o verão que algumas plantas que apreciaram o solzinho do inverno, podem queimar com o sol escaldante de outras estações.

 
Agora pense em ventilação! Um ambiente bem ventilado é bom pra todos. Seres humanos, nossos adoraveis "bichinhos de estimação"(não gosto deste termo, os meus são meus filhos!) e nossas plantas. Mas veja, estamos falando de VENTILAÇÃO, não de correntes de vento canalizadas. O vento que te incomoda, incomodará suas plantas!

 
Mas, restringir muito a ventilação favorece a propagação de fungos, bactérias e mesmo pragas em geral(insetos). É como um ambiente fechado com muitas pessoas... propagar doenças alí é muito mais facil que um ambiente bem ventilado.

 

rega

 

    REGA  

 

Quanto a rega, é sempre um assunto controverso. Não dá pra exagerar, mas não dá pra achar que o frio significa que a planta não tem necessidade de água. Lembra do inicio do artigo, quando falamos que no inverno, em geral, temos menos chuva? Menos chuva significa menos umidade ambiente, que significa que as plantas secam mais rapidamente. É o mesmo mecanismo dos seus labios. É por isso que algumas pessoas precisam passar batom ou manteiga de cacau nos labios no inverno pra não ficarem todos rachados, é a secura do ambiente.

 
Mas não erre na mão. Molhe sempre que o substrato (material utilizado para plantio) estiver seco. E sempre pela manhã! Evite ao máximo regas no final do dia ou mesmo a noite! Regando pela manhã, a maioria dos tecidos e pontos de acúmulo de água como junção de folhas, por exemplo, estarão secos a noite, quando a temperatura é mais baixa. Molhando a noite, sua planta ficará mais tempo com tecidos úmidos ou molhados o que favorece a propagação de fungos e bactérias... lembra do dedinho do pé molhado após o banho? Não seque não pra ver o que vai dar passar a noite toda com ele molhado! smile

 


Lembra da "Evolução do Orquidófilo"? 
A tal da adubação?


Então, há quem goste de suspende-la durante o inverno, pois a maioria
das plantas 
reduzem sua atividade, mas há plantas que se desenvolvem e
que até preferem climas mais frios para enraizamento e produção de
bulbos, flores, enfim...


Por isso que nas estufas do ORQUIDÁRIO IMPERIAL, mantemos a adubação
quinzenal com um excelente adubo solúvel como o Plant-Prod 20-20-20
(falaremos sobre adubação em outro artigo).

 

nossalinha

 


Exagerar na adubação não é uma boa idéia. Eu sei que todo bom brasileiro gosta de "dar uma bombadinha", mas este é um caminho muito perigoso. Em geral as plantas absorvem todo o nitrogenio disponibilizado. Isso significa que ela irá transformar este nitrogenio em tecidos vegetais. Esta produção muito acelerada acompanhada de baixa luminosidade vai favorecer o aparecimento de tecidos moles, frágeis, eventualmente até bulbos molengas (mesmo sem estarem atacados por fungos e bactérias) o que significará uma planta sucetível ao ataque de insetos sugadores... tecido macio, facil de ser perfurado, com maior quantidade de açúcares na seiva. Entendeu a mistura explosiva? Não são só os seres humanos que gostam de uma picanha bem macia ou uma folha de alface bem crocrante (vegetarianos)... os insetos também tem suas preferência!

 
Mantenha seu ambiente de cultivo sempre limpo e organizado. Remova todas as flores passadas, evite a presença de tecidos mortos que favorecem o aparecimento de mofos, fungos, bactérias... evite ao máximo molhar as flores de suas plantas. Isso favorece o aparecimento do "mofo cinzento" também conhecido como Botritys.

 

Gostou deste artigo?


Não perca os próximos: Cadastre-se gratuitamente agora mesmo com apenas dois cliques: 

http://www.88.miktd7.com/w/5e7eGIBe2ZoVpkV6ke9502-7a7

 

Compartilhe-o com seus amigos e em suas redes sociais... há muito mais por vir!


Quer acessar outros números? Clique AQUI!


Uma ótima semana,

Rodrigo Aragão

Orquidário Imperial

"Amamos o que fazemos" 


rodrigo

Rodrigo Aragão – É co-fundador do Orquidário Imperial e analista de sistemas. Ama o que faz e adora encarar desafios.